PÓS GRADUAÇÃO
A formação de profissionais na área da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental fazem-se necessária frente às exigências do nosso tempo e dos desafios cotidianos da escola. Por isso, a qualificação desse profissional através do desenvolvimento de competências teórico-metodológicas, favorecerá maior compreensão dos saberes e das vivências demandados pela criança, considerando as particularidades da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.
O objetivo principal do curso é propiciar aos estudantes atualização e aprofundamento de conteúdos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem na educação infantil e anos iniciais, bem como aspectos relacionados à gestão, currículo, projetos pedagógicos, arte e ludicidade na educação.
O Curso de Pós-Graduação em nível de especialização em Educação Especial e Inclusiva, contempla estudos sobre a diversidade que existe entre os alunos nas instituições escolares, especialmente as que dizem respeito às necessidades educacionais especiais dos alunos que apresentam deficiência(s) ou altas habilidades (superdotação), condutas características de síndromes ou outras condições que diferenciam esses alunos em relação aos demais alunos.
Constitui-se tarefa deste curso subsidiar os professores e demais profissionais para que em sua missão, possa atuar para que seus alunos, indiscriminadamente, tenham acesso à aprendizagem, ao conhecimento e ao conjunto de experiências curriculares, disponibilizadas no ambiente escolar.
Contemplar significativas experiências pedagógicas, as alterações a serem desencadeadas no currículo, a organização do trabalho pedagógico, o tratamento e desenvolvimento dos conteúdos, enfim, em toda organização do trabalho pedagógico, no intuito de favorecer a aprendizagem do aluno, constitui-se em características deste curso.
O Programa de Pós-Graduação foi concebido institucionalmente sob a forma de programas que visam à capacitação de docentes, a formação de profissionais e de pesquisadores, além da qualificação de recursos humanos para atuação regional, em atividades diretas no mercado de trabalho.
Desse modo, o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia, foi elaborado para oportunizar aos profissionais melhores condições de trabalho, pesquisa e ações. A valorização profissional no mercado de trabalho depende da vivência teórico-prático, desenvolvida no conjunto Ensino/Sociedade.
No entanto, em virtude de defasagens nas grades curriculares dos Cursos de Graduação e da dissociação entre teoria e prática, torna-se essencial que os profissionais de diversas áreas se especializem.
A especialização no campo da educação escolar propicia a articulação entre uma base teórica e a capacidade de reflexão sobre a prática educativa de modo a conferir ao especialista a capacidade de atuar, com autonomia, no âmbito da orientação educacional, no planejamento educacional, na proposição de referencial curricular, na avaliação do trabalho pedagógico e na elaboração do Projeto Político Pedagógico que possibilite situar o contexto educacional a partir de seus fundamentos econômicos, políticos, socioculturais, psicológicos e antropológicos. Isso propicia uma compreensão ampla da educação escolar, ao mesmo tempo em que concorre para o reconhecimento das funções específicas da escola e oferece condições para que se proceda uma intervenção pedagógica que contribua para a superação dos problemas que têm se constituído historicamente em entraves para um ensino de qualidade.
O profissional de Orientação Educacional tem como principal aspecto de sua formação pedagógica a atuação nos espaços de orientação educacional e da organização do trabalho pedagógico. Em sua grande maioria, tais profissionais são oriundos do curso de pedagogia e dos cursos de licenciatura das diversas áreas do conhecimento.
O diferencial do curso está na qualificação dos profissionais para atuar na função de coordenação pedagógica no espaço escolar, tendo como pressuposto básico o estímulo à pesquisa relativa às atividades de organização e coordenação do trabalho pedagógico.
Foi-se o tempo em que a graduação bastava para conquistar um bom emprego. Hoje em dia, os selecionadores dão preferência a quem possui pós-graduação, de preferência voltada para a área da vaga oferecida.
O Programa de Pós-Graduação foi concebido institucionalmente sob a forma de programas que visam à capacitação de docentes, a formação de profissionais e de pesquisadores, além da qualificação de recursos humanos para atuação regional, em atividades diretas no mercado de trabalho.
O especialista em Neuropsicopedagogia é um profissional que atuará em diferentes contextos sociais, buscando compreender o processo cognitivo do sujeito desde os primeiros anos de vida, seus impasses e as implicações na aprendizagem.
OBJETIVO GERAL
Proporcionar uma formação ampla que passa pelos conceitos de ciências neurológicas, psicopedagogia, educação especial, deficiência intelectual, transtornos globais do desenvolvimento bem como apresentar recursos e técnicas para que os profissionais estejam aptos a lidar com o desenvolvimento, comportamento e a aprendizagem.